Compartilhe esta ideia!
Novembro Azul – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O mês de novembro é mundialmente conhecido por campanhas de prevenção a doenças masculinas, e especialmente o câncer de próstata.
Neste mês, campanhas são realizadas em todos os meios de comunicação para alertar sobre a importância da prevenção, da realização de consultas e exames periodicamente, para a detecção precoce destas doenças. No caso do câncer de próstata, quanto mais cedo ele for descoberto, maiores serão as chances de cura.
Por este motivo, todos devemos nos empenhar para incentivar pais, avôs, irmãos, tios, maridos e amigos a cuidar de sua saúde e procurar um médico urologista. A consulta e os principais exames são simples e rápidos. Geralmente, incluem o exame físico (toque retal da próstata) e a indicação para a realização de dosagem de PSA, que é um exame de sangue. Se durante o rastreamento houver qualquer suspeita de que haja tumor, novos exames serão solicitados.
O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente do sexo masculino, sendo superado em número de casos apenas pelos tumores de pele. Há uma estimativa que cerca de 15% dos homens terão esta doença ao longo da vida.
Você sabia?
- Em 2018, serão mais de 68 mil novos casos
- No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença
- Cerca de 90% deles poderão ser curados se o diagnóstico for realizado precocemente
- 15% dos homens terão câncer de próstata ao longo da vida
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Instituto Nacional de Câncer (INCA)
O câncer de próstata
No entanto, a doença, em geral, tem uma evolução lenta, sem apresentar sintomas nos estágios iniciais. Mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é possível na grande maioria dos casos.
Prevenção
Para manter a saúde sempre em dia, é importante que os homens façam uma avaliação periódica com um médico urologista a partir dos 45 anos de idade. No caso de antecedentes familiares de doenças da próstata, as consultas de rotina devem começar mais cedo. Também se sabe que homens negros ou obesos sofrem maior incidência deste tipo de câncer, então a atenção deve ser redobrada nestes casos.
Tratamento
Uma vez confirmado o diagnóstico de câncer de próstata, a indicação da forma de tratamento dependerá de alguns aspectos, como estado de saúde do paciente, estadiamento da doença e expectativa de vida.
O tratamento curativo consiste na realização da cirurgia radical da próstata (prostatectomia radical convencional, laparoscópica ou laparoscópica com auxílio de robô) ou radioterapia (externa ou braquiterapia).
A cirurgia, tanto aberta quanto laparoscópica, tem grande sucesso de cura. Por se tratar de métodos de tratamento bem padronizados, as complicações também são bem menores.
No caso de tumores de baixa agressividade, conforme a idade do paciente, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo somente se houver progressão.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Porém, já em estágio mais avançado, podem surgir dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen.
#NovembroAzul #SejaHeroidaSuaSaude #Urologia #SaudedoHomem #Prevencao #CIU #UrologiaIpiranga