Hiperplasia prostática
A hiperplasia prostática, ou crescimento benigno da próstata, é extremamente comum. Após os 80 anos de idade, cerca de 90% dos homens apresentarão algum grau desta hiperplasia. É importante destacar que o aumento do tamanho da próstata não está relacionado ao aumento de risco de adenocarcinoma (câncer de próstata).
Nem sempre a hiperplasia prostática ocasionará sintomas, pois em alguns casos o crescimento pode ocorrer de maneira que não comprima a uretra. Isto acontece em cerca de 50% dos homens com mais de 70 anos.
O principal sintoma do crescimento prostático é a dificuldade para esvaziamento da bexiga. Nestes casos, ou quando exames de rotina apresentarem alterações nos resultados, o médico urologista orientará sobre o tratamento adequado.
Conforme o caso, poderá ser indicada medicação via oral ou o tratamento cirúrgico. Neste último caso, a cirurgia geralmente acontece por via abdominal ou endoscópica, dependendo do tamanho da próstata, da aparelhagem disponível e da habilidade do cirurgião.
Atualmente, as cirurgias mais realizadas são as ressecções endoscópicas a laser ou por eletrocauterização, ambas com ótimos resultados.
Para manter a saúde sempre em dia, mesmo sem nenhum sintoma, é importante que todo homem façam uma avaliação periódica com um médico urologista a partir dos 50 anos de idade. No caso de antecedentes familiares de doenças da próstata, as consultas de rotina devem começar mais cedo, aos 40 anos.