top of page

Urologia Pediátrica


Entre as principais patologias abrangidas pela uropediatria, estão as seguintes:

Fimose

Ocorre quando não é possível retrair o prepúcio e expor completamente a glande. Existem graus variados de fimose, desde aquelas com retração parcial e compressão da glande, até obstruções completas, onde não é sequer possível ver o meato uretral. O tratamento varia desde o uso de pomadas, até procedimento cirúrgico.

Hipospádia

Falha na formação da uretra. Faz com que a uretra se abra em qualquer ponto do pênis, vindo associada ou não a curvaturas penianas e capuchão (falha de fusão do prepúcio). As hipospádias podem ser penianas distais, médio-penianas, penianas proximais escrotais e perineais. Existem inúmeras técnicas cirúrgicas, que variam quanto ao tipo e localização da hipospádia. Além da questão estética, há um problema funcional, pois ocorre deflexão do jato e às vezes rotação axial do pênis.

Refluxo vesico-ureteral

O refluxo ocorre quando a urina que estava na bexiga volta para o rim. Isto ocorre por uma falha na válvula que se encontra ao nível da bexiga. O tratamento do refluxo pode ir desde o uso de antibióticos continuamente, até o procedimento cirúrgico.

Estenose de JUP (junção ureteropiélica)

A estenose de JUP é um estreitamento do ureter logo após a sua saída do rim. Ele pode ocorrer por uma fibrose do ureter ou pela presença de um vaso renal que o cruza e comprime. Nos casos mais leves, o tratamento é clínico, sendo feito apenas seguimento. Os casos mais graves devem ser corrigidos cirurgicamente.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page