Doença Inflamatória Intestinal associada ao câncer de próstata
Homens com doença inflamatória intestinal (DII) têm risco 4 a 5 vezes maior de um diagnóstico de câncer de próstata, revela estudo publicado na revista científica European Urology.
Este é o primeiro relato de que homens com DII têm valores de PSA (Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português) acima da média. No estudo, também verificou-se que esse grupo apresenta um risco significativamente maior de desenvolver câncer de próstata.
De acordo com o principal autor do estudo, Dr. Shilajit Kundu, da Faculdade de Medicina da Feinberg Northwestern University, em Chicago, nos Estados Unidos, estes pacientes devem ser avaliados com mais cuidado do que aqueles que não apresentam a doença inflamatória intestinal, especialmente se os valores de PSA estiverem elevados.
Atualmente, os valores elevados de PSA são comumente atribuídos à condição inflamatória da doença.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 1.033 homens com DII e um grupo controle de 9.306 homens sem a doença. Ambos os grupos foram acompanhados por 18 anos. Ao final, verificou-se que aqueles com DII apresentaram níveis mais altos de PSA e foram muito mais propensos a desenvolver câncer de próstata.
Após 10 anos de estudo, a incidência de câncer de próstata foi de 4,4% entre os homens com DII e 0,65% entre os do grupo controle.
Entre os pacientes com mais de 60 anos, também foi verificado maior aumento dos valores de PSA entre os pacientes com DII.
O estudo completo pode ser encontrado em: https://www.europeanurology.com/article/S0302-2838(18)30938-2/fulltext.